Cuidado com o seu coração

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua (Pr. 16.1)

Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. Projetos nobres são uma característica de quem traz em si a nobreza do Senhor (Mas o liberal projeta coisas liberais, e pela liberalidade está em pé. Is 32.8).
Entretanto a Bíblia nos ensina que nossos sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao Senhor como condição de sermos bem-sucedidos.
Confiar plenamente nas intuições do coração sem discernir suas intenções de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus pode ser algo desastroso. Veja algumas coisas que a Bíblia diz sobre o coração:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17.9)

Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Provérbios 16.25)

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.(Provérbios 28.26)

Vamos a observar princípios para que os sonhos e projetos do seu coração sejam bem-sucedidos:

1. Reconheça o seu coração como fonte duvidosa.
Nem tudo o que se "sente" no coração é a vontade do Senhor. Procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos Dele (Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. Provérbios 19.21).

2. Não despreze o conhecimento. Não decida apenas por intuição. Procure conhecer o assunto sobre o qual tem que decidir (O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.Provérbios 18.15)

3. Não confunda ousadia com imprudência. Não assuma "loucuras" em nome do coração. Faça sempre as contas de suas decisões. Deus nem sempre age contra as leis naturais (isso é a exceção). Planeje com critérios seu caminho (O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. Provérbios 16.21).

4. Passe as suas decisões pelo filtro da sua cobertura. Busque conselho de seus líderes antes de decidir qualquer coisa importante. Não siga os conselhos de quem não teme ao Senhor (Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam Provérbios 15.22; Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano, Provérbios 12.5).

5. Priorize seu relacionamento com Deus e não as oportunidades. Coloque o prazer do seu coração no seu relacionamento com Deus e não na concretização dos seus próprios sonhos (Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou (Salmos 3.4-5).

Conclusão: Que tal ter Deus como seu "consultor" (personal coaching)? Aquele que lhe orienta em todas suas decisões? Para isto, você precisa fazer uma aliança com Ele através de Jesus. Reconheça-o agora como seu Senhor e Salvador.

Autor. Pr. Wilson Noro, Boletim PIB-Maringá, 14 de Dezembro de 2008


|

Comentarios

Muito bom

Responder

O interessante é quando precisamos tomar uma decisão contrária a tudo o que a gente sonhou, quiz ou imaginou que era o que Deus queria para nós, e aí vem Deus e nos mostra, nos prova pela enésima vez que estávamos errados em querer insistir.

Nosso coração é enganoso, mas Deus não.

Não significa que o que sentimos não é legítimo. Somos capaz de, por inocência, por falta de esperarmos a certeza da vontade de Deus, ou por teimosia mesmo... somos capazes de amar de verdade alguem... e chega então essa hora: a de tomarmos A decisão: seguir a vontade de Deus ou seguir o nosso coração.

Porém, por mais que seja doloroso seguir a vontade de Deus nessa ocasião (e, a princípio é, sim, não sejamos hipócritas!), Ele, com todo Amor de Pai cuidadoso nos libera aquela Paz, que excede todo o entendimento, e em nosso coração sabemos que a vontade do Senhor é Perfeita.

Quando nos dispomos a seguir a vontade de Deus nosso coração fica em paz.

 

Responder

Adorei, veio em uma Otima hora, sem palavras,
eu estava quase dexistindo de tudo. . .

Responder

Gloria a Deus por esta mensagem. pois me encontrava em situação em que valorizei o meu coração e não a Deus. me apaixonei por uma garota que não era evangélica, pelo contrário bebia e ir para todo tipo de festas e xingava a maior parte do tempo, nehum momento demonstrou gostar na mesma proporção que eu. recebi muitos conselho de irmãos e de ímpios e pais também, porém desde do começo sabia qu e terminaria em dor e sofrimento essa historia. entrei em profunda dor mesmo depois de dezenas de alertas. no final aprendi a nunca ouvir o coração antes de Deus.Deus sempre foi e sempre será seu verdadeiro amigo. ele te conheçe melhor que vc mesmo.

Responder
With a particular resources that you simply simply generate as a way to playing the key game that you decide on want with out that you empty much of your actual life bank account.
Responder

Escreva um comentário

Desea usar sua foto? - Inicie sua sessão ou Cadastre-se grátis »
Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar